Projetos Pedagógicos

ANIVERSÁRIO DA CIDADE
No dia 10 de abril, Rio das Ostras comemora o seu 22º aniversário de emancipação. Aproveitando  esta data a Escola desenvolve o Projeto  Aniversário de Rio das Ostras, onde temos como objetivo socializar, informar e desenvolver trabalhos lúdicos com nossos alunos  referentes a história de nossa cidade, ao  Hino de Rio das Ostras, a  Bandeira e seus símbolos, as nossas Praias, os Pontos Turísticos, as Lendas e Contos que fazem parte desta história.
Também nesta data  homenageamos o cantor, compositor e pintor Dorival Caymmi que viveu um período de sua vida aqui em nossa cidade. Período este, em que reproduziu muitas telas, pintando nossas belas  praias e nossos pescadores que aqui viviam.
No dia 30 de abril Dorival Caymmi estaria fazendo 100 anos de vida. Então,  nosso desfile de comemoração do 22º aniversário de Rio das Ostras será  para homenagear este grandioso homem.
Durante estes 10 dias, desenvolvemos o Projeto Aniversário de Rio das Ostras e também o Projeto 100 anos de Caymmi levando até nossos alunos conhecimentos através de músicas, desenhos, histórias, contos, atividades artísticas e muita imaginação e criatividade.



Nossos alunos hasteando a Bandeira Nacional e a Bandeira de Rio das Ostras, após cantar o Hino de Rio das Ostras.



Trabalho da turma 101 - professora Lilliane
Depois de socializar com os alunos um pouco da História de nossa cidade, os Pontos Turísticos e as nossas Praias, a professoras finalizou confeccionando tartaruguinhas representando a nossa Praia das Tartarugas.
Muita criatividade e entusiasmo.


DIA DO CIRCO

Hoje na Escola Municipal José Luiz de Lemos comemoramos o Dia do Circo com muita alegria e diversão. Os alunos junto com as professoras apresentaram na Hora do Conto um espetáculo para as turminhas da Escola.
Hoje tem espetáculo? Tem sim senhor! Hoje tem marmelada? Tem sim senhor! E tem também palhaços, malabaristas, equilibristas, domadores, ilusionistas, trapezistas, globistas e ainda muitos animais. É no dia 27 de março aqui no Brasil o dia destinado àquele que é sinônimo de alegria. 
O circo é uma das mais antigas e completas manifestações populares e artísticas, pois durante o espetáculo, sob uma lona colorida, tem música, teatro, dança cenografia e figurino apropriados que encantam a platéia; um espetáculo de magia que faz até hoje a alegria não só das crianças, como também de muitos adultos.
Nosso objetivo é desenvolver nas crianças o desejo de conhecer e valorizar a arte circense, através de atividades lúdicas e pedagógicas, assim como:
-Socializar.
- Desenvolver a linguagem oral, a coordenação motora e a criatividade.
-Desenvolver o gosto pela música.
-Estimular a concentração e atenção.
-Identificar cores e formas.
-Desenvolver o gosto pelo circo;
- Despertar o gosto pela arte e pela música;
- Conhecer e valorizar os profissionais que trabalham no circo.
-Trabalhar e desenvolver a criatividade e a imaginação;
-Desenvolver a motricidade ampla e fina;
- Desenvolver e trabalhar o raciocínio e a atenção;
- Executar movimentos básicos associados ao ritmo;
-Manter o equilíbrio em diversas posições;
-Desenvolver e trabalhar noções de tamanho e quantidade.











22 DE MARÇO
DIA MUNDIAL DA ÁGUA


Ao longo da semana, a Escola Municipal José Luiz de Lemos desenvolveu  atividades alusivas ao Dia Mundial da Água, comemorado neste sábado letivo. A Escola recebeu uma decoração temática com os trabalhos dos alunos. “Abordamos o assunto ao longo da semana. Um dia só não basta. É importante que eles aprendam desde pequeno que temos que economizar água, preservá-la e cuidar para que não volte na sua vida futura”, explicou a diretora Giovanna Mafra.
A criançada da Escola Municipal José Luiz de Lemos usou a criatividade para celebrar a data. Com máscaras, os alunos do “Pré 1 (4 anos)" fizeram uma apresentação da música Água de Cristina Mel. Já os do “Pré 2 ( 5 anos)”apresentou uma historinha sobre - BEBEL A NUVENZINHA ALEGRA .
As professoras realizaram com as turmas uma oficina onde confeccionaram um aquário com garrafa PET. Foi uma grande curtição. Os alunos vibraram e demonstraram muita alegria.
Em uma série de depoimentos, as crianças expressaram livremente o que aprenderam sobre o assunto. “Eu lavei as mãos e 'desliguei' a torneira para não ficar pingando e daí vim pra sala”, declarou no texto o aluno da turma 203. " Eu falei para minha mãe tomar banho rápido, desligar o chuveiro para ensaboar e não ficar muito tempo debaixo d'água, declarou uma aluna da turma 103.
Com esses depoimentos podemos observar a importância do nosso trabalho. Parabéns a todas as professoras e funcionárias desse Escola.
Conscientização

 Durante o ano, a Escola Municipal José Luiz de Lemos trabalha a importância da conscientização sobre o uso dos recursos naturais. Os profissionais da Educação aliam teoria e prática para mostrar que ações de preservação ambiental precisam estar no cotidiano de todos.
O uso racional da água para lavar as mãos, escovar os dentes ou tomar banho são alguns dos ensinamentos que os pequenos aprendem e levam para casa. 


LIVRO CONFECCIONADO PELA TURMA 101
PROFESSORA: LILIANE






TRABALHOS REALIZADOS PELA TURMA  102
PROFESSORA VERÔNICA


TRABALHOS REALIZADOS PELA TURMA 103
PROFESSORA LUZINETE





TRABALHOS REALIZADOS COM A TURMA 201
PROFESSORA DEIRCE




TRABALHOS REALIZADOS PELA TURMA 202
PROFESSORA SUYAN






TRABALHOS REALIZADOS PELA TURMA 203
PROFESSORA SHIRLEY



TRABALHO REALIZADO PELA TURMA 204
PROFESSORA JULIANA OSÓRIO

TRABALHOS REALIZADOS PELA TURMA 205
PROFESSORA NICOLLE




TRABALHOS REALIZADOS PELA TURMA 206
PROFESSORA JULIANA NICIOLI





TRABALHOS REALIZADOS PELA TURMA 207
PROFESSORA THAÍS



OFICINAS COM AS TURMAS
CONFECÇÃO DE UM AQUÁRIO COM GARRAFA PET

Muita curtição e entusiasmo dos alunos...



























APRESENTAÇÕES DAS TURMAS

As turmas realizaram apresentações durante a semana na Hora do Conto, compartilhando com os colegas a conscientização de preservamos a água, e para os pais e responsáveis que vieram prestigiar o trabalho da Unidade Escolar em comemoração ao Dia Mundial da Água.
Os pais e responsáveis também cantaram e encenaram com seus filhos a musiquinha da Água, foi um momento muito especial e emocionante para os alunos.
Agradecemos a todos e a todas a presença, o incentivo e a parceria com nossa Escola.























Meus parabéns a essa equipe MARAVILHOSA!
Valeu meninas.


SEMANA DA CRIANÇA

DRAMATIZAÇÃO




DIVERTIMENTO




COMO É BOM SER CRIANÇA










SEMANA DO TRÂNSITO










7 DE SETEMBRO























PROERD






CHEGOU A PRIMAVERA!..











FESTA DA PRIMAVERA








HORTA NA ESCOLA










FEIRA CULTURAL


A nossa Feira Cultural: “BRINCANDO, CRIANDO E CONHECENDO UM POUCO DA NOSSA CULTURA”, foi um projeto realizado com todas as turmas da escola. Os alunos realizaram atividades, confeccionaram trabalhos usando a imaginação, assistiram vídeos, escutaram histórias e reproduziram desenhos.
A Feira teve exposições dos trabalhos dos alunos onde todos puderam vivenciar com seus familiares.

Agradecemos a todos que estiveram presentes e puderam prestigiar o trabalho dos filhos. A ideia principal da Feira Cultural de nossa escola não é promover mais um evento, mas sim, permitir que os responsáveis tomem conhecimento dos projetos que realizamos com os alunos e percebam que  participação e todos na escola é de extrema importância e a escola nada conseguirá sem a colaboração dos todos.















































PROJETO TRILHAS


O Projeto TRILHAS de Leitura foi criado em 2009.Trata-se de uma tecnologia social com um conjunto de materiais elaborado para auxiliar o trabalho dos professores em leitura, escrita e oralidade, e tem o objetivo de inserir as crianças em um universo letrado.

TURMA IP1 - 101




HISTÓRIA DO LIVRO


TURMA IP1 - 102





HISTÓRIA DO LIVRO

TURMA IP1 - 103



HISTÓRIA DO LIVRO

TURMA IP2 - 104





HISTÓRIA DO LIVRO


TURMA IP2 - 105





HISTÓRIA DO LIVRO


TURMA IP2 - 106





HISTÓRIA DO LIVRO

TURMA IP1 - 201





HISTÓRIA DO LIVRO

TURMA IP2 - 202





HISTÓRIA DO LIVRO


SACOLA LITERÁRIA


APRESENTAÇÃO:

Visando aperfeiçoar e valorizar o cidadão através das linguagens artística,  literária e histórica, a partir da compreensão do seu papel enquanto sujeito histórico, o projeto enfoca o ato de ler como ponto de partida para a construção do pensamento lógico, com isso possibilita a capacitação do aluno em construir suas relações diante do mundo.
Trata‐se de um projeto de prática de leitura onde os alunos levarão para casa uma sacola contendo alguns livros de histórias infantis e um caderno de registro, onde terão que registrar e recontar a história lida, usando escrita, colagem, desenhos e tudo que a imaginação mandar.


Depois cada aluno apresentará sua criação aos colegas.

OBJETIVOS:

• Proporcionar situações de leitura compartilhada.
• Aproximar os alunos do universo e dos portadores de escrita ( livros e revistas) para que eles possam manuseálos, reparar na beleza das imagens, relacionarem texto e ilustração, manifestar sentimentos, experiências ideias e opiniões, definindo preferências e construindo critérios próprios para selecionar o que vão ler.
• Fazer com que construam o hábito de ouvir e sentir prazer nas situações que envolvem a leitura de
histórias.
• Familiarizalos com histórias e ampliar seus repertórios.
• Escutar atentamente e interessada de histórias.
• Observação e manuseio de livros.
• Desenvolver no aluno a facilidade de se expressar em público, inicialmente, perante aos colegas de sala de aula.









SEMANA DA ALIMENTAÇÃO

Durante a semana, dos dias 13 a 17 de maio, aconteceu o Projeto "Semana da Alimentação Saudável", com o objetivo de auxiliar a criança a ter um hábito de alimentação saudável, além de trabalhar conceitos como frutas, legumes, hábitos de higiene, etc.
As crianças participaram de atividades, como: produção de sanduíches divertidos, colagem de figuras de alimentos saudáveis, participação da realização de vitaminas com frutas, etc.

















MÃES















ANIVERSÁRIO DA CIDADE

RIO DAS OSTRAS 21 ANOS

A Escola Municipal José Luiz de Lemos, situada na Avenida Jane Maria Martins Figueira, s/nº, bairro Jardim Mariléa, sob a direção da pedagoga  e psicopedagoga Giovanna Mafra, conta com  30 funcionários e 200 alunos atendidos nos turnos da manhã e tarde, sendo todos da Educação Infantil.

A escola tem como meta, contemplar a criança em sua totalidade, favorecendo a construção do seu conhecimento, respeitando às suas diferenças e às suas particularidades, cumprindo assim, duas funções indissociáveis a esta etapa: a do cuidar e do educar, propiciando assim o desenvolvimento da criança seus aspectos, físico, psicológico, cognitivo, cultural e social.
A comunidade escolar parabeniza o município de Rio das Ostras pelo  seus 21 anos de  emancipação e história  entre o Rio e o Mar.

















PÁSCOA SOLIDÁRIA


Na perspectiva de educar para a vida, Escola Municipal José Luiz de Lemos busca através desse projeto, resgatar valores que parecem esquecidos pela atual sociedade, visando à formação de cidadãos atuantes e compromissados com o bem comum, que possam interferir no processo de construção de uma sociedade mais humana e justa. Desse modo, faz-se mister refletir o contexto atual, nas dimensões política, social e econômica, inserindo a discussão ao contexto educacional  a fim de renovar crenças e valores, e possibilitar uma formação mais humanizada as nossas crianças. O Projeto Páscoa Solidária,será desenvolvido, através de uma metodologia que envolve pesquisa e aulas de campo, coleta de dados, experiências vivenciais, entre outras atividades, que buscam, principalmente chamar a atenção dos alunos para as muitas realidades existentes ao nosso redor. Os alunos, adotam um amigo pascal, que no dia da festa de confraternização irão  estar socializando com seu amigo pascal uma lembrança confeccionada na sala de aula, receber das professoras uma lembrança, irão confraternizar com um lanche solidário com todo a escola.
Portanto, a equipe da Escola Municipal José Luiz de Lemos tem a consciência de que quando orientamos as crianças desde cedo a participar de projetos que envolvem o exercício da solidariedade e abertura para o outro, o resultado é sempre satisfatório.
           
            Objetivo
    ü  Tem o objetivo de mostrar as crianças e jovens que pequenos atos mudam e transformam a sociedade e que a responsabilidade social, ética e cidadania exercidas incentiva, motiva e emociona os que estão precisando de carinho, afeto e de atenção. São momentos importantes no aprendizado das crianças na sua formação como cidadão consciente de seu papel na sociedade.
           
            Público alvo
          O Projeto Páscoa Solidário está direcionado aos alunos, professores, funcionários, responsáveis e a comunidade escolar.
          
           Apresentação
          De 25/03/2013 à 28/03/2013

REGISTROS FOTOGRÁFICOS:












Um comentário: