Metodologia Educação Infantil
O Ensino Infantil tem por objetivo criar condições para o desenvolvimento integral de todas as crianças, levando em conta as possibilidades de aprendizagem nas diferentes faixas etárias.
Situaremos a criança como sujeito sócio-histórico pertencente a uma família que está inserida em uma sociedade, com sua cultura e contexto histórico, juntamente com esta multiplicidade de interações sociais, vale ressaltar sua natureza como ser que pensa e sente o mundo de uma maneira própria, tentando compreendê-lo. E, para compreender o mundo, a criança usa o brincar como recurso maior. O brincar, visto aqui como ação interna que tenha o domínio simbólico, onde a criança, fazendo uso da realidade imediata, atribui-lhe novos significados, ou seja, evocação de uma situação ausente já vivenciada. Interpretando e interrelacionando-se com o mundo circundante (meio e pessoas), ela vai construindo seu conhecimento. Este se dá através da utilização das diferentes linguagens e, assim, formula idéias e hipóteses muito particulares, resultantes de um trabalho interno de “criação, significação e re-significação”.
A escola propicia desenvolvimento e interação em todos os seus aspectos: Cognitivos, Físicos, Social, Afetivo e Emocional.
Situaremos a criança como sujeito sócio-histórico pertencente a uma família que está inserida em uma sociedade, com sua cultura e contexto histórico, juntamente com esta multiplicidade de interações sociais, vale ressaltar sua natureza como ser que pensa e sente o mundo de uma maneira própria, tentando compreendê-lo. E, para compreender o mundo, a criança usa o brincar como recurso maior. O brincar, visto aqui como ação interna que tenha o domínio simbólico, onde a criança, fazendo uso da realidade imediata, atribui-lhe novos significados, ou seja, evocação de uma situação ausente já vivenciada. Interpretando e interrelacionando-se com o mundo circundante (meio e pessoas), ela vai construindo seu conhecimento. Este se dá através da utilização das diferentes linguagens e, assim, formula idéias e hipóteses muito particulares, resultantes de um trabalho interno de “criação, significação e re-significação”.
A escola propicia desenvolvimento e interação em todos os seus aspectos: Cognitivos, Físicos, Social, Afetivo e Emocional.
Os conhecimentos a serem trabalhados na Educação Infantil, estão distribuídos em oito (8) itens básicos do currículo, focando, assim, estabelecido:
a) Desenvolvimento Social e Cientifico;
b) Desenvolvimento das Relações Sociais;
c) Desenvolvimento da Linguagem;
d) Desenvolvimento dos Conteúdos Matemáticos;
e) Desenvolvimento do Meio Físico;
f) Desenvolvimento das Habilidades Psicomotoras;
g) Desenvolvimento do Grafismo;
h) Desenvolvimento de Atividades da Vida Prática.
Além destes oito (8) itens básicos do currículo, o trabalho na Educação Infantil é enriquecido e complementado pela Educação Física, Artes e Música.
a) Desenvolvimento Social e Cientifico;
b) Desenvolvimento das Relações Sociais;
c) Desenvolvimento da Linguagem;
d) Desenvolvimento dos Conteúdos Matemáticos;
e) Desenvolvimento do Meio Físico;
f) Desenvolvimento das Habilidades Psicomotoras;
g) Desenvolvimento do Grafismo;
h) Desenvolvimento de Atividades da Vida Prática.
Além destes oito (8) itens básicos do currículo, o trabalho na Educação Infantil é enriquecido e complementado pela Educação Física, Artes e Música.
Objetivos do Ensino Infantil
a) Desenvolver a criatividade especialmente como elemento de auto-expressão;
b) Desenvolver a linguagem, vivenciando situação que favoreçam este fim;
c) Propiciar um bom desenvolvimento físico e emocional da criança de forma que este estimule e impulsione o desenvolvimento cognitivo;
d) Estimular o respeito ao outro através do desenvolvimento de auto-estima no estabelecimento de limites;
e) Estimular o conhecimento do meio físico, despertando a curiosidade e a observação;
f) Trabalhar em busca da independência e auto-estima;
g) Utilizar o conhecimento espontâneo como meio para alcançar o conhecimento cientifico;
h) Oportunizar a interação com o meio físico e social, utilizando atividades lúdicas como meio das diversas formas de expressão;
i) Desenvolver as relações sociais, enfatizando o espírito de coleguismo e amizade;
j) Conhecer a representação gráfica do seu nome através de atividades com o crachá do nome próprio;
k) Estimular a escrita espontânea, objetivando a curiosidade pelo conhecimento das letras, produção de textos, pesquisa e projetos;
l) Fundamentar a noção de número e o raciocínio lógico;
m) Interagir e explorar o mundo físico através de situações de classificação, seriação e conservação.
a) Desenvolver a criatividade especialmente como elemento de auto-expressão;
b) Desenvolver a linguagem, vivenciando situação que favoreçam este fim;
c) Propiciar um bom desenvolvimento físico e emocional da criança de forma que este estimule e impulsione o desenvolvimento cognitivo;
d) Estimular o respeito ao outro através do desenvolvimento de auto-estima no estabelecimento de limites;
e) Estimular o conhecimento do meio físico, despertando a curiosidade e a observação;
f) Trabalhar em busca da independência e auto-estima;
g) Utilizar o conhecimento espontâneo como meio para alcançar o conhecimento cientifico;
h) Oportunizar a interação com o meio físico e social, utilizando atividades lúdicas como meio das diversas formas de expressão;
i) Desenvolver as relações sociais, enfatizando o espírito de coleguismo e amizade;
j) Conhecer a representação gráfica do seu nome através de atividades com o crachá do nome próprio;
k) Estimular a escrita espontânea, objetivando a curiosidade pelo conhecimento das letras, produção de textos, pesquisa e projetos;
l) Fundamentar a noção de número e o raciocínio lógico;
m) Interagir e explorar o mundo físico através de situações de classificação, seriação e conservação.
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